0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Por Claudio Santos

“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

“Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; 3  Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; / Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; (Eclesiastes 3: 1,3 e 6)

Toda escola tem o seu tempo de preparo! A escola espiritual dos discípulos de Jesus levou 03 anos. Eles escolheram esperar, se preparar, amadurecer, mas e depois??

Pois é!… O “IDE” é uma ordem do Mestre a qual todos nós devemos simplesmente obedecer.

Tudo o que fazemos, ou para quê estamos aqui, etc, e a razão de irmos para a igreja, cantar, orar, ler a Bíblia, jejuar, etc, nada disso fará sentido se não compreendermos corretamente o Reino de Deus na sua “finalidade” e “propósito eternos”. Muita coisa não é um fim, e, sim, um meio de abalar nações e sociedades com o governo do Rei Eterno.

“Não importa quão espiritual seja uma congregação, se almas não estão sendo salvas pelo Espírito Santo, algo está “radicalmente” errado, e a pretensa espiritualidade pode ser apenas um engano do inimigo”. As pessoas que se “satisfazem” apenas ao reunirem-se para terem momentos agradáveis entre si, estão muito distantes de Deus”

(Osvald Smith, “PAIXÃO POR ALMAS”,  pág. 45)

Deus não deseja somente a sua vida, o seu coração, nem somente a sua família. Ele é ilimitado! Ele não deseja somente você no reino Dele, mas ele deseja você, e outras pessoas que você também possa alcançar, a começar em casa, na escola, faculdade, trabalho, comunidade, bairro, etc.

Na verdade devemos ser preparados para viver no centro da vontade de Deus! Nós e o próximo! Por isso, precisamos encerrar ou mitigar as “distrações” para então de fato, atender o que Deus deseja de fato.

Exemplo de distrações:

  1. redes sociais sem propósitos corretos;
  2. julgamentos e ofensas;
  3. teses e defesas de orgulhos pessoais ou institucionais (tradições);
  4. entretenimentos religiosos
  5. teologias e celeumas profanas e inúteis;
  6. blasfêmia, rivalidades, contendas e concorrências de “marketing”.
  • 2 Timóteo 2:16

Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.

Então, todas as coisas devem ser direcionadas para amar a Deus (e ao próximo), principalmente para os próximos sem a Luz do Evangelho. Então, nós, cristãos, muito nos ocupamos com atividades que antecedem ao imperativo “IDE aos Povos”. E, nesse “ficar” cheios de atividades secundárias e temporais, nos acostumamos e nos viciamos.

O antigo entendimento da igreja, de que o governo de Deus ( o Reino) seria apenas ir para igreja aos domingos com roupas boas e bonitas, cantar bonito, tocar muito ou dançar muito e se envolver com um bocado de atividades internas e fechadas (tipo clubes), gravação de cd de adoração, etc, e depois voltar para casa, escola e trabalho era reino de Deus, cai por terra quando Jesus disse “IDE”, em vez de ENTRE.

Muitos líderes cristãos já entenderam que a igreja é apenas um meio de se fazer a vontade do Pai, e, que o tempo de preparo NÃO é eterno, mas temporal. O que é eterno é o reino de Deus, não os treinamentos e estudos. Noé nem seminário, bíblia ou igreja teve, MAS NOÉ ENTENDEU O PROPÓSITO DE DEUS E O OBEDECEU A DEUS! Noé condenou o mundo inteiro de sua época com apenas um gesto de obediência. E, como resultado conquistou a justiça por meio da fé!

TEXTOS SOBRE A OBEDIÊNCIA DE NOÉ

No tempo de Noé não havia teologia, nem Bíblia, nem igreja, nem púlpito, nem microfones, mas ele obedeceu!!

·  Gênesis 5:29

A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. /

·  Gênesis 6:13

Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

·  Gênesis 6:22

Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

·  Hebreus 11:7

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu  e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

É importante lembrar que a Aliança que Deus fez com Noé é uma Aliança Eterna, e que podemos ver com os nossos próprios olhos o belo arco nos céus em tempos de garoa. A terra jamais será destruída da mesma forma, nem a arca de Deus será mais restrita a oito pessoas (I Pedro 3:20). Os homens, que se tornarem filhos de Deus, não deixarão de ser salvos, pois a Nova Aliança, através de Jesus prescreve que a humanidade arrependida pode agora, então, entrar no reino Dele (uma grande arca), por causa da graça de Deus! Ôpa! Só um importante detalhe que jamais poderia deixar de passar em branco: Noé andava com Deus, tá?!

·  Hebreus 11:7

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Reflita: Você que gosta de liderança, missões, reino, etc, reflita bem você ama a Deus como Noé amou e obedeceu pela fé?

Pois bem, se você é um cristão comprometido, e aguarda o “tempo” de Deus. Então você deve estar na trilha certa! Quando Saulo encontrou a Ananias e a Barnabé, ambos estavam “orando”. Foi aí, então que Paulo entendeu que Jesus o “converteu” das coisas que estavam “invertidas”.  Da mesma forma de Noé, os três obedeceram à vontade do Pai. (Atos 9, 10). Jesus obedeceu a vontade do Pai.

·  João 5:30

Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

·         Lucas 19:10

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

 

Ao compreender as Escrituras e seguirmos os seus princípios, chegaremos ao entendimento de Jesus. Ele simplesmente obedeceu. Devemos segui-lo!

Ele não disse, façam coisas secundárias e terciárias. Ele disse “busquem os perdidos”, sobretudo as ovelhas perdidas de Israel. Não existe igreja sem Israel! É como se estivéssemos cortando as nossas raízes espirituais (sobre isso, além do livro dos Hebreus e Romanos, é claro, também eu indico a leitura “plus” do livro “A Igreja sem Israel” de Reinhold Federolf, Editora Chamada 2015).

Mas, e o que vem depois do IDE, afinal?

Pois é, quando chegamos a entender o que Cristo disse, então acontece algo sobrenatural na vida do cristão! A generosidade e a compaixão são automaticamente aguçadas” (Atos 2:42-47). Lembrando que não eram apenas reuniões, eram reuniões que multiplicavam os ensinamentos de Cristo, e novas almas eram acrescentadas.

A Generosidade.

Algo raro no século 21, o mundo não é mais generoso, e a igreja está copiando o mundo. O correto, segundo o governo de Deus (reino) deverá ser o mundo copiando a generosidade da igreja.

Compaixão

Outra raridade. O mundo  (cultura da terra) busca não pensa mais num coletivo, e, como não mais se importasse com os outros os abandonam à própria sorte. Bilhões gastos (ou roubados) em projetos egoístas de nações egoístas. Por favor igrejas, não copiem esta cultura. A cultura de Cristo revolucionou os projetos egoístas de sua época. Sigamos a Jesus, Ele usou de compaixão vinda direto do trono do Pai.

No último “culto” (melhor, comunhão) que Jesus teve com os seus apóstolos (ver Mateus 28), Ele mencionou vários verbos a se cumprir depois do “ide!”. Por exemplo:

Fazer Discípulos

“…Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (vs 19)

 Batizar

“…batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;(vs 19)

 Ensinar

“…Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado (vs 20).

Crer na Aliança Eterna

“…e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (vs. 20)

CONCLUSÃO

O Senhor providenciou todos os MEIOS para que o seu povo (a nação física e espiritual) pudessem se mover e estabelecer o reino Dele na terra!

  • Ele fez alianças eternas;
  • Todas as profecias se cumpriram até Jesus;
  • Ele moveu a história;
  • Ele providenciou a Cruz;
  • Proveu o Evangelho;
  • Providenciou as famílias e as gerações;
  • Institui a igreja;
  • Providenciou o Espírito Santo;
  • Reformou a igreja através do Espírito Santo e homens obedientes em várias gerações.

Muito bem! Não se distraiam com coisas secundárias, amém?? Obedeçam o plano original e sigam a Jesus, Ele é INCOMUM!

Graça e Paz,

Claudinho Santos

Fonte: https://estudos.gospelprime.com.br/o-que-vem-depois-do-ide/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×