0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

As igrejas estão prontas para receber pessoas com deficiência? Para discutir esse assunto e propor a inclusão dessas pessoas nas igrejas, o autor Emílio Figueira lança o livro “Teologia da Inclusão: A trajetória das pessoas com deficiência na história do Cristianismo”.

Para construir esse livro, lançado pela editora Figueira Digital, Figueira fez uma revisão história do Antigo Testamento ao pré-Cristianismo em busca de personagens bíblicos que estivessem ligados com algum tipo de deficiência.

O autor percebeu que naquele tempo a deficiência era fortemente ligada com conceitos de pecados ou castigos.  “Esses conceitos que caem por terra no Novo Testamento, pois a vinda de Jesus ao mundo e sua opção pelos excluídos faz com que as pessoas com deficiência ‘ganhem’ almas como cristãos. Por meio de pessoas com deficiência. Jesus realiza muitas obras. Isso nos faz acreditar com segurança que as pessoas com deficiência sempre foram canais de bênçãos entre Deus e a humanidade”, destaca Figueira.

O autor acredita no que ele chama de Teologia da Inclusão, chamando católicos e evangélicos a reverem seus conceitos em relação às pessoas com deficiência, abandando assim, de uma vez por todas, os conceitos de que essas pessoas seriam “coitadinhos” ou “vítimas” de castigos ou pecados.

“Temos que abandonar a posição que nós cristãos sempre tivemos de assistencialistas para com essas pessoas, focá-las como totalmente capazes de ocupar ministérios e atividades nas comunidades religiosas – tanto católicas como protestantes –, trazendo-as para serem parte do Corpo de Cristo em total igualdade”, destaca o autor.

O livro tem ligação com a vida de Emílio Figueira que, por causa de uma asfixia durante o parto, adquiriu paralisia cerebral ficando com sequelas na fala e movimentos.

“Deus me enviou ao mundo com uma deficiência já escalado para pesquisar, produzir conhecimento e ajudar na transformação de vidas de tantas outras pessoas com as mais variadas deficiências”, diz ele.

Mesmo com deficiência motora, ele conseguiu superar obstáculos e conquistando diplomas em diversas profissões, inclusive como jornalista, psicólogo, psicanalista e teólogo. No total são cinco graduações e dois doutorados.

Para mais informações sobre este livro acesse teologiadainclusao.blogspot.com.

Fonte: https://livros.gospelprime.com.br/livro-propoe-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-em-todas-as-igrejas/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×