0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Que fique bem claro que não existe uma “fórmula mágica” que seja única para todas as igrejas. A Palavra de Deus é uma só, porém volto afirmar que cada igreja é única, singular e tem as suas especificidades. Mas existem algumas ações educativas que se enquadram bem em qualquer realidade, e devem fazer parte da rotina de um gestor que deseja ser bem-sucedido. Vejamos algumas dessas ações que podem melhorar a frequência e o aprendizado em sua Escola Dominical.

O que um superintendente (gestor) precisa investir para que haja mais alunos na Escola Dominical?

Escola Bíblica Dominical: Aprenda a ouvir

Alguns gestores gostam de falar, mas na hora de ouvir deixam a desejar. Precisamos aprender a ouvir com atenção o outro. Ouça o que os alunos estão tentando lhe dizer, ouça os professores e secretários. O primeiro passo para uma mudança significativa está no ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo que você discorde do posicionamento da pessoa. Não leve nada para o lado pessoal. Para se chegar a um diagnóstico de determinada situação é preciso primeiro ouvir. Um gestor que não sabe ouvir em breve verá o esvaziamento das classes. O esvaziamento de uma Escola Dominical é uma forma de comunicação, os alunos estão sinalizando que alguma coisa não vai bem. Não dá para tapar os ouvidos e fingir que nada está acontecendo. Muitos adotam o silêncio como uma fuga. Não falam nada e não fazem nada também. Estes estão fadados ao fracasso. Admiro Moisés como líder e gestor do povo de Deus. O Senhor falava com seu servo face a face, mas ele não hesitou em ouvir o que seu sogro, Jetro, tinha a lhe dizer: “O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes” (Êx 18.17). Moisés era humilde e “deu ouvidos à voz de seu sogro”, porém ele não somente ouviu, mas tomou a iniciativa de fazer tudo quanto Jetro dissera (Êx 18.24). Ouvir o que o outro tem a dizer é uma questão de humildade. Deixe de lado a soberba, pois ela precede à ruína. Estabeleça uma gestão participativa.

Escola Bíblica Dominical: Faça reuniões periódicas

É importante reunir-se periodicamente com os professores, mas não use a reunião para apontar o fracasso ou as faltas de ninguém. Utilize as reuniões como um espaço democrático, participativo, onde prevaleça a troca de ideias e de informações. Um espaço onde todos possam compartilhar suas dificuldades sem medo de ser criticado ou sofrer represálias. Um espaço de aprendizado mútuo, onde a troca de experiências faz com que todos possam crescer. A Escola Dominical deveria incentivar os grupos de estudos entre os professores. Na China, umas das economias que mais crescem no mundo, os professores do Ensino Médio, procuram fazer parte de no mínimo três grupos de estudos. E nós professores da Escola Dominical, quando nos reunimos? Quando temos dúvidas, a quem recorremos? Por que não se reunir para aprender junto? Não estou falando aqui de classe de professores, onde alguém dá uma aula, digamos modelo, para os demais professores. Essas classes são até válidas, mas não estou falando de uma aula onde uma pessoa fala e os outros apenas ouvem, como acontece em algumas classes para professores. Refiro-me a um momento em que os professores tenham a oportunidade de trocar ideias e aprender uns com os outros.

Escola Bíblica Dominical: Trate a sua Escola Dominical de forma individualizada

Somos únicos, e como você já sabe, cada igreja é única. Mas sempre achamos que tudo funciona do mesmo jeito para todos. Criamos regras onde elas não existem. No Brasil, quando se trata de educação, temos a tendência de “copiar” modelos. Meu irmão é pastor de uma igreja onde a Escola Dominical não funcionava bem no domingo pela manhã. Depois de várias tentativas, chegou-se à conclusão de que aquele não era o melhor horário, pois muitas pessoas trabalhavam no sábado até tarde e não conseguiam chegar às 9 horas, e com disposição para estudar. A solução foi passar a Escola Dominical para a tarde, antes do horário do culto vespertino. O resultado foi bem positivo, e houve um crescimento quantitativo e qualitativo significativo. O que não se enquadra na sua localidade? Não tenha medo de mudar. A palavra mudança às vezes assusta, pois o novo sempre gera insegurança, mas mudar às vezes é preciso. O que precisa ser mudado em sua Escola Dominical? Metodologia? Recursos? Horário? Grade de professores? A única coisa que não podemos mudar é o ensino bíblico ortodoxo.

Escola Bíblica Dominical: Seja ético e transparente

Em educação cristã, os fins não podem justificar os meios. Mesmo que tudo esteja dando errado, seja transparente e não abra mão da ética. Os professores e alunos precisam confiar em você, porém sabemos que confiança é algo que não se compra, não se obtém por intermédio de cargos, não se adquire nos bancos escolares, mas é algo que se conquista pelas atitudes. Não adianta ter um discurso, mas na prática agir de forma contrária. O gestor tem que agir com ética e transparência se deseja ser bem-sucedido em sua função. Por que as pessoas passavam horas ouvindo Jesus e aprendendo com o Mestre? Será que naquele tempo as pessoas não tinham nada para fazer? Ao contrário, a vida era bem dura, pois não existiam os recursos da chamada pós-modernidade. As pessoas passavam horas ouvindo o Mestre porque Ele não era como os escribas ou os publicanos. Jesus falava com autoridade, ou seja, ensinava aquilo que vivia (Mt 7.28,29). Seu discurso era coerente com a sua maneira de viver.

Paulo adverte a Timóteo a fim de que ele tenha cuidado de si mesmo. Como um líder autêntico, ele prioriza a saúde física e mental de Timóteo. Observe que o cuidado com o ensino, com a doutrina, aparece em segundo plano. A prioridade não é a igreja, a instituição ou o ensino. A pessoa doente (seja no físico, seja no emocional) ou submetida a um grau elevado de estresse não tem condições de cuidar de ninguém, por isso Paulo faz a seguinte recomendação ao jovem pastor: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Tm 4.16, ARA). Segundo o psiquiatra Augusto Cury, “cuidar de nosso futuro emocional e interpessoal é de capital relevância”.3 O gestor da Escola Dominical tem como função cuidar de pessoas, por isso não pode colocar sua saúde em segundo plano. Uma mente cansada produz muitos males, um deles é o falar em demasia. Acabamos nos ferindo e ferindo outras pessoas com nossas palavras e atitudes.

No decorrer da semana trabalhamos, estudamos e corremos de um lado para o outro para ganhar o pão nosso de cada dia. Além das obrigações profissionais, aqueles que são casados têm que cuidar do cônjuge e dos filhos. É muita correria. Quando chega o final de semana, nada de folga, pois é quando geralmente vamos preparar as aulas, caso algum professor venha a faltar e seja necessário substituí-lo. É a leitura da revista, da Bíblia, dos livros de apoio e por aí vai. Como reunir forças para, no dia de folga, estudar, preparar a aula e descansar a fim de que no domingo pela manhã esteja bem, tanto no físico como na mente? É um desafio! Mas esse desafio pode ser vencido com fé, determinação e planejamento. Procure estabelecer um planejamento anual e um trimestral. Um planejamento bem elaborado vai facilitar a sua vida e a dos professores. A desorganização também é causa de estresse. Já se foi o tempo em que tudo na Escola Dominical era tratado na base da improvisação.

Essas são apenas algumas sugestões que precisam ser observadas com cuidado por aqueles que querem ver o avanço da Escola Dominical. Quando falamos em avanço e crescimento da Escola Dominical, estamos falando do avanço do Reino de Deus na terra. A Igreja de Cristo tem uma missão integral a cumprir, e essa missão deve estar firmada em um tripé: evangelização (proclamação), comunhão e serviço.

Parte do artigo de TELMA BUENO: Bacharel em Teologia; Pedagoga; Redatora do Setor de Educação Cristã; Especializada em Administração Escolar; Jornalista; Mestranda em Educação; Comentarista de Lições de Escola Dominical das faixas infanto-juvenis da CPAD; Articulista na área de Educação Cristã.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×