0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Aproxima-se o fim do ano, e as palavras correria e cansaço são as mais comuns no vocabulário de muitos de nós. As demandas se avolumam e, buscando atendê-las todas, corremos de um lado para o outro. Quantos de nós sonhamos com fins de semana de descanso e renovo e eles parecem tão distantes de nós! Há trabalhos a serem feitos, textos a serem lidos, pessoas a serem cuidadas, metas a serem batidas, clientes a serem visitados, criações a serem construídas.

E não é incomum, ao nos depararmos com o excesso, assumirmos a premissa de que “não vou dar conta”; “vai dar tudo errado”; “o pior vai acontecer”. E junto com esses pensamentos, vêm outros comportamentos: insônia, compulsão alimentar, repetições de atos, pensamentos obsessivos. Todos eles apontando para quadros muito próximos da ansiedade, que é o medo sem objeto, a expectativa angustiante. Diferentemente do medo, que tem um objeto (temos medo de barata, de avião, de escuro, da solidão, de lugares altos), na ansiedade temos um medo sem objeto: “E se acontecer isso, ou aquilo, ou aquilo outro”. É o medo da possibilidade no futuro.

Precisamos da ansiedade para nos movermos na vida, mas, em excesso, além de adoecimentos físicos e mentais, ela pode nos imobilizar. Como controlá-la? Organizando prioridades, estabelecendo planejamentos, tendo uma visão realista de seus limites e possibilidades, permitindo-se momentos de lazer, cuidando do corpo, valorizando a espiritualidade. Se você adicionou a ansiedade excessiva a suas rotinas de fim de ano, vale a pena repensar sua vida! Afinal, associada às exigências desta época do ano, quadros de ansiedade podem promover momentos desastrosos.

Artigo de Daniela Borja Bessa para o site da Igreja Batista da Lagoinha. Daniela é psicóloga e professora universitária. Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, ela já escreveu o livro: “Literatura de autoajuda cristã: em busca da felicidade ainda na terra e não só para o céu”.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×