0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

“Boa tarde, Dr. William Douglas. Sou evangélico e estou passando por um momento critico. Quero me dedicar aos estudos para o meu aperfeiçoamento profissional, porém não encontro apoio dos irmãos. Segundo tenho sido alertado por eles, temos que nos dedicar a Deus e somente a Ele. Estou sendo tachado de rebelde por ter largado alguns cargos na igreja para ter mais tempo para estudar. Não sei o que fazer. Por favor, dê-me uma luz sobre isso, pois minha vida acadêmica e minha fé estão em conflito diante deste impasse”.

Eis a resposta que enviei: Eu passei por isso também. Muita gente me criticou quando decidi abdicar dos trabalhos e cargos na igreja para estudar para concursos. Foi um período difícil para mim. Mas Deus foi fi el e misericordioso direcionando todas as decisões que tive que tomar. Após um longo período de sofrimento, e tendo conquistado aquilo que Deus pôs no meu coração, hoje vejo que tudo o que passei valeu a pena. Sou dizimista e contribuo com as obras sociais da minha igreja. Nos lugares de autoridade onde Deus me colocou, tenho testemunhado dEle.

Por causa do meu sucesso profissional, sou muito requisitado para entrevistas na mídia e para palestras em todo o Brasil. A maior parte é de palestras seculares, onde falo para pessoas que não frequentam igreja. Falo temas seculares e também sobre o amor de Deus. Além disso, como “servidor público” tenho por obrigação profissional “servir ao povo”, fazer o bem, ajudar as pessoas, que é o que Jesus sempre pregou – e ainda sou remunerado por isso!

Vejo homens e mulheres tementes ao Senhor que têm feito a diferença no serviço público, com atendimento de qualidade, agindo com honestidade e transparência para o bem das pessoas.

A mesma Palavra que diz que nós não temos que nos preocupar com o dia de amanhã, que devemos buscar primeiro o reino de Deus, também diz: “bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem” (Sl 128.1,2); “E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus” (Ec 3.13). E sobre o estudo: “Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento” (Pv 23.12). Veja também Provérbios 3.9-17 e 22.29.

Mas há algo que eu preciso alertar: tem gente que usa a desculpa de estar tralhando ou estudando para sumir da igreja; e há quem fuja de estudar e trabalhar usando a igreja como desculpa. Isso é errado! A Bíblia diz que há tempo para todas as coisas. Se você agir com sabedoria, saberá separar o tempo certo de cada coisa em sua vida. Trabalho e estudo não podem atrapalhar nossa comunhão com Deus. Eles têm que se somar, não dividir. Sobre isso recomendo ler meu livro sobre Administração do Tempo. A questão aqui não é se é certo ou errado priorizar o estudo ou o trabalho em detrimento dos afazeres na igreja ou vice-versa.

A questão primordial é temer ao Senhor e andar nos seus caminhos. Logo, a única resposta cabível para a dúvida sobre o que fazer é: ore. Deus é a única pessoa que poderá te mostrar o caminho correto, pois Ele tem um plano para sua vida. Se o plano Dele for que você só trabalhe para a igreja, como fez Moisés, Samuel, Isaías, Jeremias e outros, Ele vai te direcionar para isso.

Se o plano Dele for que você o honre com sua vida profissional, como fez com José do Egito, Débora, Davi e Daniel, Ele vai abrir as portas e fazer você prosperar em sua vida acadêmica e profissional. E Ele será bem claro, de forma que você não vai ter dúvidas. Ele vai colocar uma convicção tão forte no seu coração que você não vai olhar para trás. Pelo contrário, vai seguir adiante e lá na frente todos verão o agir de Deus na sua vida.

Ore, busque a vontade de Deus, ouça a voz do Espírito Santo e siga o seu caminho honrando o nome do Senhor, seja onde quer que você estiver. Abraço fraterno! William Douglas

*William Douglas é professor e juiz federal. Conhecido como “o guru dos concursos”, já fez palestra para mais de 1 milhão de pessoas e seus livros já venderam mais de 700 mil exemplares. É mestre em Direito (UGF) e pós-graduado em Políticas Públicas e Governo (EPPG/UFRJ). Se quiser mais dicas sobre artigos, vídeos e orientações sobre sucesso, visite o site: www.williamdouglas.com.br.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×